quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

"O Anarquismo na Sociedade Pós-Industrial: Insurreccionalismo, Informalidade, Metodologia Anárquica no Início do Novo Milénio"

"Nenhum movimento ou pensamento anarquista pode procurar atingir o ideal igualitário, porque a sua primeira causa é justamente a negação de todas as formas de padronização. A igualdade é aceite como ideal de paridade nas condições de vida para todos os indivíduos como base para o livre desenvolvimento da unicidade dos mesmos.
(...). Daqui se pode concluir que o anarquismo é um conjunto de posições políticas fundadas sobre a autodeterminação individual." 

"O Anarquismo na Sociedade Pós-Industrial: Insurreccionalismo, Informalidade, Metodologia Anárquica no Início do Novo Milénio"

"Compreender o anarquismo significa entender os elementos que, para além dos aspectos doutrinários, estão enraizados em cada indivíduo em perpétua tensão existencial.
Um dos elementos base do anarquismo é o reconhecimento da proeminência dos indivíduos, de cada indivíduo, no âmbito do universo humano."

"Animal Liberation And Social Revolution"

"Revolução é o processo - não o evento - de desafiar a falsidade da sabedoria e dos valores que nos foram ensinados; e ao desafiar as acções, aprendemos a fazer e a não fazer. (...) Eliminar os opressores da nossa cabeça será a revolução (...). A revolução social é a colecção dos processos internos."

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

"O Canto do Bode: Uma Análise Trágica Sobre a Condição Humana que, Possivelmente, Não é Nenhuma"

"A diferença entre a Psicanálise de Bion e outras Psicanálises é que K e O são incógnitas que podem assumir vários valores conjecturais. Isto é, o que se procura não é converter o homossexual em heterossexual ou em transsexual, o que sofre no que tem prazer, o que se mata no que quer viver, o que chora no que ri, o que faz mal as contas no que as faz bem. O que se procura é que o paciente consiga uma atitude de investigação (K) face à sua realidade (O)."

domingo, 15 de dezembro de 2013

"O Pavilhão dos Cancerosos"

"Pensamos sempre na morte como sendo negra, mas só os preliminares são negros. A morte propriamente dita é branca.
Como os homens são mortais, Rusanov soubera sempre que, um dia, também chegaria a sua vez. Mas «um dia», e não agora. Não tinha medo de morrer «um dia»; tinha medo de morrer agora. Como seria? Que sucederia depois? Como continuaria a vida sem ele?"

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"Livro do Desassossego"

"Como todo o sonhador, senti sempre que o meu mister era criar. Como nunca soube fazer um esforço ou activar uma intenção, criar coincidiu-me sempre com sonhar, querer ou desejar, e fazer gestos com sonhar os gestos que desejaria poder fazer."

"Livro do Desassossego"

"O meu estoicismo é uma necessidade orgânica. Preciso de me couraçar contra a vida."

"Últimos Escritos Sobre a Filosofia da Psicologia"

"866. O que tem de aprender a criança antes de poder fingir?
Por exemplo, o emprego de palavras como: "Ele acredita que tenho dores, mas não tenho."

867. A criança faz a experiência que é mais bem tratada se, por exemplo, gritar com dores; ela grita, então, para ser tratada desse modo. Isto não é fingimento. Somente uma raiz do fingimento.

868. Uma criança tem de aprender muitas coisas antes de poder fingir.

869. Tem de aprender um complicado modelo de comportamento antes de poder ser fingida ou sincera.

(...)

871. A criança aprende também a imitar a dor. Aprende o jogo: comportar-me como quando temos dores.

872. "Quando uma criança sabe o que são dores, também sabe, naturalmente, que as podemos fingir."

(...)

874. Ela não apenas aprende o uso da expressão "ter dores" em todas as suas pessoas, tempos e números, como também aprende isso em conexão com a negação e os verbos de opinião. Pois: acreditar, duvidar, etc. que outra pessoa tem dores são modos naturais do nosso comportamento para com os outros. (Ela aprende "Acredito que ele tem...", "Ele acredita que tenho...", etc., etc. - mas não "Acredito que tenho.")

(...)

877. A incerteza sobre se o outro... é um traço (essencial) de todos estes jogos de linguagem. Mas isto não significa que cada pessoa está desesperadamente em dúvida sobre se o outro sente."