sexta-feira, 29 de setembro de 2017

"Que nada dos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância."

"Gradiva"

"(...) a fronteira entre os estados mentais normais e os patológicos é convencional e tão movediça que, provavelmente, cada um de nós a atravessa várias vezes ao dia."

"Strangers at Our Door"

"The problems generated by the current 'migration crisis', and exacerbated by migration panic, belong to the category of the most complex and controversial: in them, the categorial imperative of morality comes into direct confrontation with the fear of 'the great unknown' epitomized by the masses of strangers at the gate. Impulsive fear aroused by the sight of the aliens bearing inscrutable dangers enters combat with the moral impulse prompted by the sight of human misery."

quinta-feira, 13 de julho de 2017

"Cadernos da Casa Morta"

"O recluso tem uma avidez pelo dinheiro até aos espasmos, até à perturbação mental, e se o esbanja como lixo quando entra em pândega, fá-lo por aquilo que considera estar um degrau mais acima do que o dinheiro. O que é então, para o recluso, superior ao dinheiro? É a liberdade, ou, pelo menos, algum sonlho de liberdade. Os reclusos são grandes sonhadores."

terça-feira, 11 de julho de 2017

"Cadernos da Casa Morta"

"(...) havia sempre desgraçados que perdiam tudo ao jogo ou na bebedeira, ou que eram miseráveis por natureza. Digo 《por natureza》e insisto nesta expressão. Realmente, no nosso povo, por todo o lado, independentemente do ambiente ou das circunstâncias, sempre tem havido e sempre haverá certos indivíduos estranhos, pacatos e, não raro, nada preguiçosos, mas a quem foi predestinado ficarem miseráveis para todo o sempre. Sempre solteiros, sempre desleixados, sempre com um ar embrutecido e triste por qualquer coisa, sempre a obedecerem a alguém, moços de recados às ordens, normalmente, dos farristas ou dos que, subitamente, enriqueceram e se engrandeceram. Qualquer iniciativa é para eles uma desgraça e um fardo. (...). Reparei que tais indivíduos não se encontram apenas no seio do povo, mas em todas as sociedades, em todas as categorias sociais, partidos, jornais e associações."

sexta-feira, 23 de junho de 2017

quarta-feira, 21 de junho de 2017

"O Despertar do Espírito"

"Aquele que não foi amado não pode amar-se a si próprio, e tudo o que produz é considerado mau, insuficiente ou inútil."

sábado, 3 de junho de 2017

"O Despertar do Espírito"

"Não é possível enganar uma criança. Ela compreende tudo, ouve o verdadeiro discurso, a sua intuição quanto aos estados emocionais do adulto é extraordinária; quando compreende o sentido do trabalho psicoterapêutico fala verdade, o que abala muito o adulto que se entrega, assim, a este interlocutor perspicaz."

segunda-feira, 22 de maio de 2017

"Gradiva"

"Um escritor, dir-nos-ão, deve evitar todo e qualquer contacto com a psiquiatria e deixar para os médicos a descrição de estados mentais patológicos. A verdade, porém, é que nunca nenhum escritor verdadeiramente criativo obedeceu a tal imposição: a representação da vida psíquica humana constitui mesmo o seu domínio mais específico e desde tempos imemoriais que ele é um percursor da ciência e, consequentemente, da psicologia científica. Entretanto, a fronteira entre os estados mentais normais e os patológicos é convencional e tão movediça que, provavelmente, cada um de nós a atravessa várias vezes ao dia."

sábado, 20 de maio de 2017

"Gradiva"

"Não podemos (...) considerar este encontro totalmente inverosímil, pois é obra do acaso e todos sabemos como, por vezes, este desempenha um papel fundamental na vida humana. Para além disso, o acaso em questão reflecte bem a fatalidade que lhe subjaz - a de que a fuga é justamente o meio mais adequado para cairmos nos braços daquilo de que fugimos."