quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

"As Formas Do Esquecimento"

"Três «figuras» ou formas de esquecimento deixam perceber-se em certos ritos que por esta razão qualificarei de emblemáticos.
A primeira é a do retorno, cuja ambição primordial é recuperar um passado perdido esquecendo o presente - e o passado imediato com o qual tende a confundir-se - para restabelecer uma continuidade com o passado mais antigo, eliminar o passado «composto» em proveito de um passado «simples».
(...)
A segunda é a do suspenso, cuja ambição principal consiste em recuperar o presente cortando-o provisoriamente do passado e do futuro e, mais exactamente, esquecendo o futuro quando este se identifica com o regresso ao passado. (...)
A terceira é a do começo ou, melhor dizendo, do re-começo (estando determinado que este último termo designa absolutamente o contrário da repetição: uma inauguração radical, implicando desde logo o prefixo re que uma mesma vida pode conhecer vários começos). A sua ambição é reencontrar o futuro esquecendo o passado, criar as condições de um novo nascimento que, por definição, se abre a todos os futuros possíveis sem privilegiar nenhum deles."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apontamento