domingo, 18 de setembro de 2022

“This very second has vanished forever, lost in the anonymous mass of the irrevocable. It will never return. I suffer from this and I do not. Everything is unique – and insignificant.”

"Cantiga de Malazarte"

 


“There is something which is larger than the sea, and that is the sky. There is something which is larger than the sky, and that is the psyche.”

"Uma Teoria da Justiça"

"A justiça é a virtude primeira das instituições sociais, tal como a verdade o é para os sistemas de pensamento."

"A Cabala Mística"

"Aqueles que estão familiarizados com a terminologia cabalística sabem que a primeira das iniciações maiores consiste no poder de desfrutar do conhecimento a da conversação do nosso Anjo da Guarda Sagrado; este, lembremos, é, na verdade, o nosso próprio eu superior. A característica desse modo superior de operação mental não consiste em vozes nem visões, mas é consciência pura; é uma intensificação da consciência, dessa atividade da mente provém um poder peculiar de compreensão e penetração que partilha da natureza da intuição superdesenvolvida. A consciência superior nunca é psíquica, mas intuitiva, não contém nenhuma imagética sensorial. É essa ausência de imagética sensorial que informa o iniciado experiente de que ele está no nível de consciência superior."

"Waiting for Godot"

"Estragon: We always find something (...) to give us the impression we exist?

Vladimir: Yes, yes, we're magicians."

"O Louco"

"Perguntas-me como me tornei louco. Aconteceu assim:

Um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas – as sete máscaras que eu tinha confeccionado e usado em sete vidas – e corri sem máscara pelas ruas cheias de gente, gritando: “Ladrões, ladrões, malditos ladrões!”

Homens e mulheres riram-se de mim e alguns correram para casa, com medo de mim.

E, quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepando no telhado de uma casa gritou: “É um louco!” Olhei para cima, para vê-lo. O sol beijou pela primeira vez a minha face nua.

Pela primeira vez, o sol beijava a minha face nua, e a minha alma inflamou-se de amor pelo sol, e não desejei mais as minhas máscaras. E, como num transe, gritei: “Benditos, benditos os ladrões que roubaram as minhas máscaras!”

Assim me tornei louco.

E encontrei tanto liberdade como segurança na minha loucura: a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós."

"I want to know you’re there,
but I want to be alone."